A firewall do pode adaptar a sua protecção dependendo do tipo de rede à qual o computador está ligado.
O número crescente de computadores portáteis e as respectivas opções de utilização numa variedade de ambientes de rede significa que a potecção firewall deve ser capaz de se adaptar a diferentes tipos de redes com as quais poderá ser estabelecida ligação.
Por exemplo, uma ligação à Internet através de uma rede sem fios num aeroporto requer um nível de segurança diferente do de uma ligação a uma rede local.
Apesar de, por predefinição, a firewall aplicar um nível de segurança diferente de acordo com o tipo de rede com a qual é estabelecida ligação, é possível mudar esta configuração sempre que quiser.
Para tal, siga estes passos:
Clique em Estado no menu principal.
Na secção Protecção, clique em Definições.
Seleccione a opção Firewall.
Na secção Redes, clique em Definições.
Seleccione uma rede, se houver mais do que uma, e indique um nome para a identificar. Clique em Definições.
Nota: se clicar em Detalhes, pode ver o nome da placa de rede utilizada para a ligação, o endereço IP, o gateway, os servidores DNS, etc.
Especifique se se trata de uma rede fidedigna ou de uma rede pública.
Rede fidedigna: as redes fidedignas são redes locais (por exemplo, redes domésticas) que permitem partilhar ficheiros ou impressoras com outros computadores na rede. Se seleccionar esta opção, quando o computador se liga a uma rede local, a firewall aplica um nível de segurança que lhe permite partilhar recursos com outros computadores na rede.
Rede pública: as redes públicas são aquelas com as quais o seu computador pode estabelecer ligação em locais públicos, tais como aeroportos, universidades, ciberafés, etc. Se seleccionar esta opção, a firewall aplica um nível de segurança mais restritivo para impedir que outros computadores na rede acedam aos seus recursos partilhados.
Outras opções:
Activar modo de rede automático: a protecção firewall aplica diferentes níveis de segurança às redes, dependendo do tipo de rede em questão.